UOL

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

A Culpa é de quem? Do Homem ou da Natureza?

A questão ambiental é de todos, mas a culpa é de quem?

Com freqüência presenciamos na mídia em geral questões relacionadas
a problemas ambientais, ficamos perplexos quando noticiam novos
desmoronamentos, queimadas, enchentes, poluição dos rios, e tantos outros casos que diariamente ouvimos e vemos nos meios de comunicação.
Já estamos tão acostumados a esse tipo de notícias que por vezes nem
nos damos conta do quanto os problemas ambientais têm afetado a nossa
própria vida, e acabamos tratando com naturalidade, afinal é só mais um
acontecimento diante de tantos que são divulgados todos os dias.
O que poucos de nós paramos para refletir diante dos problemas
ambientais, é qual a real causa da problemática? Tudo quanto os meios de
comunicação e as autoridades nos passam é verdadeiro, ou existe algo que nos escondem referente aos motivos das catástrofes que temos visto?
Muitas vezes ouvimos dizer que o homem está destruindo a natureza e
acabando com os recursos naturais, muito se culpa o homem por ser o
causador do aquecimento global, da destruição da natureza e da poluição. Mas então nos deparamos com outra questão importante, que homem é
responsável por causar estes problemas?
Será que podemos generalizar e afirmar que o homem é o culpado, ou
existe uma determinada classe de homens que tem maior culpa pelos
problemas? Talvez a expressão “O homem tem destruído o meio ambiente”,
seja uma forma de isentar os verdadeiros culpados, lançando a culpa em toda a humanidade.
É preciso que não sejamos tão artificiais frente aos problemas
ambientais, e que nos lembremos que somos parte da natureza, dessa forma sofrendo com as conseqüências de nossas ações negativas sobre o meio.
Temos os recursos naturais para que possamos utilizá-los, mas acima
de tudo somos seres naturais, interligados com a natureza, e nossa
sobrevivência depende da forma com que cuidamos dos recursos que temos a nossa disponibilidade.
As ações perversas sobre o meio ambiente são de poucos, mas as
conseqüências são sentidas por muitos. Pensemos mais sobre as causas e conseqüências dos problemas, busquemos responsáveis e não tratemos com naturalidade o descaso com o meio ambiente.
Ao usar este artigo, mantenha os links e faça referência ao autor:
A questão ambiental é de todos, mas a culpa é de quem? publicado 19/08/2010 por Luana Caroline Künast em http://www.webartigos.com

sábado, 1 de janeiro de 2011

Agua ou Progresso?

O que é mais importante: Água ou progresso?

É triste que com o grande avanço tecnológico, o ser humano passou à interferir na natureza com agressividade. "Deus nos colocou no mundo como herdeiros de um grande passado, portadores de um grande presente, e construtores de um grande futuro" (Kentenich). O homem por sua vez, preocupa-se com o crescimento, cria e ignora os resultados de sua criação, pouco se importando, com as conseqüências prejudiciais que trarão ao meio ambiente. "Penso que a água é apenas mais um alvo do péssimo uso e distribuição dos grandes empresários, grandes industriais, grandes, grandes, e grandes... Sem falar na injusta distribuição da moeda, sem falar no abuso da liberação de gases que têm destruído a nossa camada de ozônio. O uso da 'nossa água' apenas reflete nas mãos de quem realmente está no poder" (Patrícia C. Souza - Ministério CEU - Casais Eternamente Unidos. Para eles o que importa é o progresso, desprezando então, a natureza, o ar, e principalmente: a água, que se torna indispensável à vida no planeta. Então, de que vale tanta tecnologia, se a vida está próxima do fim? "Creio eu que o próprio homem é o culpado pela destruição sucessiva do planeta. Com o desenvolvimento industrial e tecnológico a própria natureza foi desfalcada, pagando assim um preço precioso e irrecuperável" (Alexandre Sancho, Consultor de Sistemas, Belo Horizonte-M.G.).

Você sabia ?

Você sabia que para produzir um quilo de papel são usados 540 litros de água? Você sabia que para fabricar uma tonelada de aço, são necessários 260 mil litros de água? Você sabia que em média, um homem tem aproximadamente 47 litros de água em seu corpo e que o mesmo deve repor o líquido em cerca de 2 litros e meio por dia?

Este líquido que por sua vez é composto por dois elementos químicos: Hidrogênio e Oxigênio, quando se faz ausente no corpo do ser humano, aumenta a concentração de sódio que se encontra dissolvido na água. Com isso, o cérebro coordena a produção de hormônios que provocam a sede. Se não houver a reposição do líquido, a pessoa entra em um processo de desidratação e pode morrer em cerca de aproximadamente dois dias. Sabemos que os oceanos compõem cerca de 70% da superfície terrestre, ou seja, quase 2/3 do nosso planeta são cobertos de água, sendo, 97% de água salgada (mar), 1,75% se encontra na Antártica em forma de geleiras, restando-nos apenas 1,25% para nosso consumo. Graças à Deus, sabemos que há pessoas que, de alguma forma, se preocupam e trabalham em busca de controle e amenização para o problema.

Tem gente pensando em tudo, desde o controle de natalidade até a possível busca de água em Marte (em junho de 2000 cientistas descobriram a existência deste líquido precioso em Marte). Não podemos levar o texto para o lado cômico, por mais louca que a idéia possa parecer, pois todo trabalho se torna plausível. "É melhor tentar e falhar, que preocupar-se e ver a vida passar. É melhor tentar, ainda em vão, que sentar-se fazendo nada até o final. Eu prefiro na chuva caminhar, que em dias tristes em casa me esconder. Prefiro ser feliz, embora louco, que em conformidade viver" (Martin Luther King).

Os rios secam e com isso, o setor de agricultura fica prejudicado

Se continuarmos tratando a natureza de maneira irresponsável, não muito longe, nossos filhos estarão colhendo os frutos de nossas árvores plantadas de forma impensável. Podemos sim, planejar um futuro diferente e em paz com a natureza, bastando para isso, somente à busca de um equilíbrio entre as necessidades humanas e a capacidade de recuperação ambiental. "Não conseguimos apagar o passado, mas podemos aceitá-lo como experiência de vida"(Dr. Gary Chapman). O progresso é importante para o desenvolvimento da nação, mas, a vida humana é o que faz o progresso, e sem esta, tudo desce por ralo à baixo. O planeta água pede socorro.

"Deus dá ao homem o metal da mina. Deus dá ao homem as árvores da floresta. Deus dá ao homem a destreza manual. O homem com a sua destreza derruba a árvore. O homem com a sua destreza extrai o metal da mina. Depois do metal extraído e da árvore cortada, o homem com a sua destreza pega essa árvore e faz dela uma cruz. Com sua destreza toma o metal e o transforma em pregos" (Dr. Robinson).

Agora é hora de fazernos nossa parte!

Dicas importantes!

O maior consumo de água geralmente é no banho. Para você que gosta de um banho gostoso e demorado, saiba que, uma simples ducha de chuveiro, é a vilã número um do desperdício de água nas residências domésticas. Numa família de 5 pessoas, onde cada um toma um banho de 15 minutos por dia, gastará por mês entre 7.000 e 14.000 litros de água. Reduzindo o tempo do banho para 5 minutos, o consumo cairá um terço desta quantidade. Por tanto, durante o banho, feche o registro enquanto se ensaboa. Esta será a sua grande contribuição. E na hora de escovar os dentes, mantenha a torneira fechada.

Para lavar a louça, coloque água na cuba até a metade para ensaboar; enquanto isso, feche a torneira. Use a máquina de lavar louça somente quando esta estiver cheia para reduzir o consumo de água e eletricidade.

No calor, regue o jardim, de manhã cedo ou à noite, para reduzir a perda por evaporação. No inverno, a rega pode ser feita em dias alternados pela manhã.

Se você tem uma piscina de tamanho médio exposto ao sol e à ação do vento, você perde aproximadamente 3.785 litros de água por mês por evaporação, o suficiente para suprir as necessidades de água potável (para beber) de uma família de 4 pessoas por cerca de um ano e meio aproximadamente, considerando o consumo médio de 2 litros/habitante/dia. Com uma cobertura (encerado, material plástico), a perda é reduzida em 90%.